35 - O que é o Implante BAHA?

SISTEMA BAHA

Você conhece o Sistema BAHA? A sigla, em inglês, significa: BONE ANCHORED HEARING (aparelho auditivo de ancoragem óssea).

A audição funciona assim o som entra pelo tímpano, fazendo vibrar os ossos temporais, que encaminham o som para a cóclea, onde ficam as células ciliadas. Estas células, quanto se movem, transmitem o som para o nervo auditivo, que conduz até o córtex cerebral, onde o som é processado e discriminado. Até chegar na cóclea, é chamado de sistema de transmissão de som. A partir da cóclea, é chamado de sistema de percepção de som. A perda auditiva pode ocorrer em qualquer uma dessas etapas.

Quando o problema de audição se dá por alguma obstrução ou falha no sistema de transmissão do som, geralmente recomendam o aparelho auditivo convencional, chamado AASI – aparelho de amplificação sonora individual.

Em alguns casos, o AASI infelizmente não é eficaz. Como no caso da atresia, quando a pessoa não tem o conduto auditivo.

Os aparelhos auditivos comuns utilizam a condução aérea, porém, quando se tem um alguma obstrução nessa forma de transmissão de som, a alternativa é buscar um sistema que utilize a vibração óssea.

O Sistema BAHA é um aparelho que ao invés de utilizar a transmissão aérea, utiliza a condução óssea. A transmissão ultrapassa a área danificada ou obstruída e envia o som direto para a cóclea, estimulando naturalmente o seu funcionamento.

Este aparelho utiliza o processo denominado condução óssea direta: um pequeno pino de titânio é implantado no crânio, atrás da orelha. A cirurgia é simples e pode ser realizada, na maioria dos casos, com uma anestesia local. Ao ocorrer a osseointegração do pino de titânio ao crânio, que leva aproximadamente 4 meses, um processador de som é conectado ao pino. O processador de som pode ser retirado a qualquer momento. O processador capta os sons e transfere diretamente pelo osso à cóclea sem passar pelas áreas afetadas.

Quando indicado também para perdas unilaterais, o processador de som BAHA é colocado no ouvido surdo. O aparelho captura o som e o transfere à cóclea da outra orelha através da condução óssea direta. Isso resulta na sensação de audição na orelha surda.

Também pode ser utilizado para quem tem perda mista (quando a perda condutiva ocorre junto com a perda neurossensorial).

Se o seu caso de surdez for um dos acima descritos, entre em contato com um médico especialista e informe-se melhor sobre o Sistema BAHA.

Guia
Tech 4 Health
Vantagens

Faça sua doação

Contatos
Telefones:

(14) 3226-3388 (14) 3202-6091 (14) 3202-6092


Email:

Adap © 2019 - Todos os direitos reservados