11 - Quais são as marcas e os modelos de Implante Coclear?

Curiosidade – Conheça as marcas de IC existentes no mundo

Antes de receber um Implante Coclear, muitos futuros usuários costumam ficar em dúvida sobre qual marca de aparelho escolher e se esta atenderá a todos os seus requisitos e expectativas para melhorar a sua audição. Essas questões deverão ser avaliadas com o médico otorrinolaringologista e a profissional fonoaudióloga que acompanhará a adaptação ao implante, pois a experiência profissional conta muito na avaliação individual para a indicação do dispositivo que melhor se adaptará a cada caso.

Também se deve levar em conta neste processo os preços, a possibilidade de acesso à manutenção e a disponibilidade de reposição de peças para o uso contínuo do aparelho em longo prazo. É nestes casos que a ADAP atua como uma facilitadora do contato entre usuários e as respectivas marcas, oferecendo descontos na compra de acessórios e manutenção dos aparelhos, assim como o envio destes à fábrica e o retorno seguro às casas dos nossos associados.

A princípio, se uma marca de IC já está no mercado, é porque foi avaliada no seu desempenho por órgãos nacionais e internacionais da saúde e possui o aval destes para a sua comercialização. Portanto, todos os aparelhos disponíveis possuem qualidade e garantia de funcionamento. Mas a escolha da marca do aparelho deve ser feita com cuidado, pois cada componente interno apenas funciona com os componentes externos da mesma marca, então se o usuário decidir optar por outra futuramente, terá que passar por nova cirurgia para troca do componente interno.

No Brasil, desde a década de 1990 até os dias atuais, estabeleceram-se quatro marcas de fabricantes de Implantes Cocleares, cujos links para seus websites se encontram a seguir: Cochlear (representada pela Politec Saúde), Med-El (representada pela Phonak), Advanced Bionics e Neurelec (representada pela Widex). Para saber mais sobre os modelos de cada uma delas, veja a postagem sobre o tema no Blog “Desculpe, Não Ouvi”, da Lak Lobato.

Fora do país, há outras duas marcas de IC que ainda não possuem previsão de chegada ao Brasil. São elas a chinesa Nurotron, com um único modelo de implante, que está disponível em alguns outros países além da China; e a coreana I Enjoy Sound, com três modelos de processadores disponíveis no próprio país e também na Indonésia. Há relatos de que alguns países, como a Índia, estão desenvolvendo implantes nacionais próprios e que poderão chegar a serem comercializados nos próximos anos.

 

* Créditos da imagem: National Institutes of Health, part of the United States Department of Health and Human Services. 

Por Ana Raquel Périco Mangili.

Guia
Tech 4 Health
Vantagens
Contatos
Telefones:

(14) 3226-3388 (14) 3202-6091 (14) 3202-6092


Email:

Adap © 2017 - Todos os direitos reservados