41 - O que são as carteirinhas de identificação de emergência para usuários de Implante Coclear?

Carteirinhas de identificação de emergência para usuários de Implante Coclear

Como se sabe, devido à presença dos eletrodos e do ímã no componente interno do Implante Coclear, existem restrições médicas em relação a alguns exames feitos em usuários implantados, como por exemplo, a Ressonância Magnética. A equipe médica de IC que acompanha o paciente regularmente deve sempre ser consultada antes do usuário se submeter a esses procedimentos, pois, dependendo da marca e do tipo de implante, precauções diferentes são necessárias para se garantir a segurança do paciente.

Mas, e se houver uma emergência médica onde o usuário de IC chegue desacordado ao hospital e tenha que fazer tal exame, sendo atendido por profissionais que desconhecem o uso do implante pelo paciente? Para essa finalidade, existem algumas carteirinhas ou documentos de identificação de usuários de Implante Coclear para se levar na carteira ou na bolsa, onde profissionais de saúde costumam checar durante atendimentos de emergência.

Cada marca de Implante Coclear possui o seu próprio modelo de carteirinha, que frequentemente vem no kit de implante recebido após a cirurgia de IC. Se você não encontrou a sua, entre em contato com seu médico ou suporte técnico da marca para solicitar o documento.

A ADAP também fornece uma carteirinha para quem é associado e está em dia com a entidade. Se você renovou sua contribuição associativa no começo desse ano, provavelmente já recebeu em casa o documento. Se ainda não recebeu, mas agora está em dia com a associação, ou se você se associou recentemente, solicite o envio da carteirinha junto com a próxima compra feita na ADAP.

Vale lembrar que essas carteirinhas podem ser úteis apenas em situações de emergência, e não comprovam legalmente a deficiência auditiva em concursos públicos ou para obtenção de outros benefícios. Para isso, é necessário apresentar também um laudo médico com o número do CID.

Por fim, uma curiosidade: em outros países, como nos Estados Unidos, é costume pacientes com alguma restrição de saúde utilizarem acessórios como pulseiras, colares ou até mesmo pequenas tatuagens com alertas médicos para emergências. Confira alguns exemplos em imagens nos blogs Desculpe, Não Ouvi e Crônicas da Surdez.

Por Ana Raquel Périco Mangili.

Guia
Tech 4 Health
Vantagens

Faça sua doação

Contatos
Telefones:

(14) 3226-3388 (14) 3202-6091 (14) 3202-6092


Email:

Adap © 2019 - Todos os direitos reservados