14 - Como posso viajar tranquilo com o meu Implante Coclear?

Bagagem nas mãos e cabeça fria: dicas para aproveitar a viagem com seu Implante Coclear

Viajar é sem dúvidas uma das melhores coisas da vida. Conhecer novos lugares, novas culturas e novas pessoas são atividades que engrandecem o ser humano e o torna mais feliz. Este prazer não pode ser privado aos usuários de implante coclear. Tomando algumas precauções, o implantado pode ter uma viagem tão satisfatória e sonora quanto um ouvinte.

Para aproveitar todos os sons do destino da viagem, é preciso colocar em prática algumas dicas antes mesmo da data de partida. A primeira é bem simples, mas muito importante: faça uma lista com todos os itens relacionados ao IC que você não pode esquecer. Algumas sugestões para essa lista são muitas baterias extras, carregador de baterias (caso você use pilhas recarregáveis), sílica ou desumidificador, instrumentos para limpeza das peças, partes adicionais (como um cabo de áudio), antena, etc.

Caso o implantado viaje de avião, a hora do embarque não deverá ser um problema. O usuário de IC deve explicar aos funcionários que possui um implante e, se necessário, mostrar sua carteirinha de implantado. Dessa forma, ele será direcionado a uma revista manual, sem precisar passar pelo detector de metais. Outra dica importante é não despachar nenhum componente relacionado ao implante coclear. Embora as chances sejam pequenas, é possível que a bagagem seja perdida ou vá para um destino diferente. Isso pode custar alguns dias preciosos sem ouvir, caso alguma peça do aparelho esteja na bagagem.

Quando chegar a hora da decolagem, não é necessário desligar o processador, já que o implante não interfere no sistema de comunicação da aeronave. Durante o voo, é interessante que o implantado informe à tripulação sua deficiência auditiva.

Chegando ao destino, existem mais algumas providências que podem ser tomadas. Em primeiro lugar, para cada local que o turista implantado for visitar, é importante verificar aquela lista produzida antes da viagem e analisar o que será necessário levar em cada passeio. Lembre-se que pilhas extras nunca são demais.

Além disso, é importante verificar como é o esquema de energia do hotel reservado. Alguns hotéis possuem um sistema de cortar a energia quando não há ninguém no quarto. Sendo assim, o implantado pode até ser surpreendido, pois pode ter deixado sua bateria para carregar, por exemplo, sem obter sucesso.

Tomando todos esses cuidados, o usuário de implante coclear certamente não passará por apuros e poderá experimentar novos sons pelo mundo todo. E aí, já escolheu seu próximo destino?

 

Por Renan Fantinato

Guia
Tech 4 Health
Vantagens

Faça sua doação

Contatos
Telefones:

(14) 3226-3388 (14) 3202-6091 (14) 3202-6092


Email:

Adap © 2019 - Todos os direitos reservados