56 - Quais são os aplicativos que fornecem acessibilidade para os deficientes auditivos?

Aplicativos de acessibilidade para deficientes auditivos

Em meio a grande oferta atual de aplicativos que ampliam as funções de celulares e tablets, existem aqueles cuja missão é totalmente voltada para a promoção da acessibilidade para as pessoas com deficiências sensoriais. Tais aplicativos podem ser encontrados, de forma gratuita ou em versão paga, nas lojas de App’s ou até por meio de uma rápida busca na internet. Mas o problema é que eles não são muito conhecidos pela grande maioria da população.

A ADAP então fez uma pesquisa e listou a seguir os aplicativos que encontrou e que podem ser úteis às pessoas com deficiência auditiva, ao facilitarem algum aspecto do seu dia a dia com a promoção da acessibilidade. Nossa lista terá um caráter aberto e colaborativo, ou seja, basta vocês nos escreverem se conhecerem mais algum aplicativo desse tipo, que adicionaremos a sugestão aqui.

Além disso, alguns dos app’s acessíveis já ganharam matérias próprias, como essa com os melhores aplicativos que substituem a função das chamadas telefônicas. Outros app’s mencionados aqui podem não terem sido criados exclusivamente para a promoção da acessibilidade, mas oferecem opções que muito auxiliam as pessoas com deficiência auditiva, como o famoso WhatsApp e seus concorrentes de envio de mensagens textuais instantâneas, ou o app do serviço Netflix, que oferece muitos filmes com legendas.

E há também marcas de aparelhos auditivos ou de Implante Coclear que possuem seus próprios aplicativos de treinamento auditivo (nesses casos, consulte a marca de seus aparelhos para conhecer a disponibilidade desses produtos).

Agora, chega de mais delongas! Confira a seguir a nossa lista de aplicativos acessíveis:

Play It Down – App feito para todos, independentemente de se ter ou não deficiência auditiva. Simula como uma pessoa surda ouve uma música de acordo com o grau de perda auditiva, e também funciona como medidor de decibéis para alertar sobre ambientes muito barulhentos e nocivos aos ouvidos. Disponível gratuitamente para iPhone e iPad.

TuneWiki – App que também não foi feito só para deficientes auditivos, mas, assim como o Netflix (que fornece legendas para filmes), o TuneWiki nos apresenta a letra da música que estamos ouvindo, auxiliando quem não tem compreensão auditiva sem leitura labial. Disponível gratuitamente para celulares que tenham Android ou o sistema iOS na versão 5.0.

Dragon Dictation – Outro aplicativo que não foi feito só para pessoas com deficiência sensorial, mas que funciona como um transcritor de palavras: escreve na tela tudo que está sendo dito por alguém ao alcance do celular e, com isso, pode ajudar deficientes auditivos a compreender os sons. Disponível gratuitamente para iPhone e iPad.

VoxTraining – App de treino de voz, por meio de um jogo lúdico, com vários ajustes e opções. Custa   quinze dólares e está disponível no iTunes para iPhone, iPad and iPod Touch.

MovieReading – App que fornece legendas e audiodescrição para filmes.

WhatsCine – Tem a mesma função que o MovieReading, com a diferença de que possui acessibilidade também em LIBRAS para os filmes escolhidos. A desvantagem é que o cinema também precisa ter um equipamento para a sincronização com o aplicativo. Disponível gratuitamente para celulares que tenham Android ou o sistema iOS.

TV Louder – App que funciona como um amplificador pessoal, transmitindo o aumento do volume da TV apenas para os fones de ouvido conectados no celular. Custa dez dólares e está disponível na App Store para iPhone, iPad and iPod Touch.

TAP TAP – App que faz o celular vibrar e piscar ao detectar algum som ambiente, como o de porta batendo, campainhas e detectores de incêndio. Os alertas são reguláveis de acordo com os ajustes do usuário. Custa três dólares e está disponível na App Store para iPhone, iPad and iPod Touch.

Projeto Ludwig – App que tem por objetivo reproduzir músicas por meio de vibrações. É o único dessa lista que ainda não está disponível para compra. A previsão de lançamento é para dezembro de 2016.

HandTalk – Para os surdos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e também para aqueles que querem se comunicar com eles mesmo não tendo o conhecimento da LIBRAS, esse app é um tradutor simultâneo dos dois idiomas. Disponível gratuitamente no Google Play ou na Apple Store.

ProDeaf – Tradutor simultâneo de LIBRAS-Português, com funções parecidas com as do HandTalk. 

Suíte VLibras – conjunto de softwares públicos, incluindo um aplicativo tradutor LIBRAS-Português, que está disponível gratuitamente na Google Play e na Apple Store. 

AutoVerbal Pro Talking Soundboard – App que pode auxiliar a comunicação de pessoas com vários tipos de deficiências, através da opção de se expressar por voz eletrônica ou imagens. Custa quinze dólares e está disponível na App Store para iPhone, iPad e iPod Touch.

 

* Algumas sugestões de aplicativos dessa lista tiveram seus nomes retirados dos sites Crônicas da Surdez e Folha de São Paulo.

* Crédito da imagem: Pixabay.

 

Por Ana Raquel Périco Mangili.

-----

Aplicativos para substituir o telefone

Uma das maiores barreiras do usuário de implante coclear é falar ao telefone. Embora algumas pessoas consigam realizar ligações sem problemas, muitos outros passam por dificuldades nesta hora. O problema é ainda maior quando procuramos por serviços como taxis ou pedidos de comida, já que as linhas telefônicas destes estabelecimentos sempre estão com bastante ruído e barulho.

Contudo, a tecnologia digital tem evoluído muito nos últimos anos. Assim, milhares de aplicativos foram desenvolvidos para facilitar algumas atividades dos usuários. Mesmo que quase nenhum tenha sido criado exclusivamente para a comunidade surda, muitos deles podem ser uma excelente opção para usuários de implante coclear, já que oferecem serviços que substituem o uso do telefone.

Confira abaixo uma lista com esses aplicativos:

Para pedir comida:

Ifood: O aplicativo reúne mais de 6 mil restaurantes espalhados por todo país. Para utilizá-lo, você deve fazer um cadastro e informar seu CEP. Automaticamente, o programa te mostrará quais são os restaurantes disponíveis para sua região. A partir daí, você pode ver o cardápio de cada estabelecimento e fazer seu pedido, sem precisar utilizar o telefone.

PedidosJá: Funciona de modo muito parecido com o “Ifood”. Apesar de ter uma uma base de dados um pouco menor em relação ao concorrente, ele cobre outros países da América Latina, permite comentários dos usuários e aceita instruções especiais para cada pedido (por exemplo: “carne ao ponto” ou “sem cebola”).

Para chamar um táxi:

99Taxis: Provavelmente é o mais utilizado e com mais opções. Permite que você escolha o táxi de acordo com a forma de pagamento (dinheiro, cheque ou cartão), localiza quais são os taxistas mais próximos ao seu local e você ainda pode acompanhar, em tempo real, o trajeto que o taxista faz até chegar a você.

EasyTaxi: Embora esteja disponível em menos regiões, segue a mesma linha do “99Taxis”. Destaque para a possibilidade de entrar em contato com o taxista caso ocorra algum imprevisto.

TaxiBeat: Disponível apenas para São Paulo e Rio de Janeiro, também tem funcionamento semelhante aos seus concorrentes. É popular em alguns países da Europa e vem sendo elogiado bastante por seus usuários.

Para serviços de emergência:

Agentto: É um aplicativo de segurança feito para você conseguir entrar em contato com amigos, familiares e até a própria polícia em situações de perigo. O alerta feito a sua “rede de confiança” (pessoas que você cadastra no site como “confiáveis”) é emitido sem precisar ser feita nenhuma ligação. Excelente aplicativo até para quem não tem problemas auditivos!

Porto Seguro: A seguradora “Porto Seguro” desenvolveu um aplicativo que permite que seus segurados solicitem serviços de assistência 24 horas, como guinchos ou mecânicos, sem precisar ligar para a Central de Atendimento. O cliente ainda pode acompanhar a chegada da assistência através de um mapa em tempo real. Uma boa inciativa da Porto Seguro, que poderia ser utilizada por outras seguradoras também.

Extra - Treinamento auditivo

Rehabilitation Game: Este programa foge da linha dos outros, pois não substitui o telefone. Porém, foi feito exclusivamente para usuários de implante coclear. A empresa Neurelec desenvolveu um aplicativo para treinamento auditivo, com o modo “crianças” e “adultos”. Excelente para o recém-implantado praticar a reabilitação auditiva e confir seu progresso.

Todos os aplicativos apresentados são gratuitos e estão disponíveis na Play Store, para dispositivos Android, ou na Apple Store, para dispositivos iOS. E aí, tem mais alguma sugestão? Compartilhe conosco

Por Renan Fantinato 

Guia
Tech 4 Health
Vantagens

Faça sua doação

Contatos
Telefones:

(14) 3226-3388 (14) 3202-6091 (14) 3202-6092


Email:

Adap © 2019 - Todos os direitos reservados