Novos membros do COMUDE bauruense são empossados nesta última sexta-feira

No dia 24 de novembro, sexta-feira, às 14:30h, na Casa dos Conselhos, ocorreu a cerimônia de posse da nova gestão (biênio 2017-2019) do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE) de Bauru/SP.

O COMUDE é um órgão de caráter permanente, deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações políticas voltadas para a promoção, inclusão social e defesa dos direitos da pessoa com deficiência no município de Bauru, vinculado à Secretaria Municipal da Educação, segundo a Lei Municipal nº. 6.975, de 05 de outubro de 2017.

Na cerimônia de posse, a Sra. Maria das Dores Silva Rodrigues Castro, assessora de gestão estratégica em Educação, iniciou os trabalhos informando sobre a tramitação do Processo 47.572/2017 e, na sequência, procedeu à leitura do Decreto 13.563, de 10 de outubro de 2017, publicado no Diário Oficial em 02 de novembro de 2017, que designa os membros do COMUDE para a gestão 2017-2019.

Em seguida, a Secretária da Educação Isabel Cristina Miziara evidenciou a importância e as responsabilidades do Conselho e deu como empossados os novos membros para a referida gestão. Por último, foram postulados alguns assuntos pendentes, que serão resolvidos na próxima assembleia, marcada para o dia 04 de dezembro, às 14:30h, na Casa dos Conselhos (Rua Antonio Prudente, nº. 1-148, Jardim Estoril, Bauru). Convoca-se todos os cidadãos bauruenses interessados na causa para comparecerem a esta primeira reunião da nova gestão COMUDE.

A ADAP participa das reuniões mensais do COMUDE como ouvinte desde o final de 2015, representada pela sua assessora de imprensa, a jornalista Ana Raquel Périco Mangili. E agora a mesma foi eleita como primeira secretária do COMUDE na cerimônia de posse desta última sexta-feira. Então, a ADAP agora é oficialmente membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Bauru.

Depoimentos dos membros do COMUDE

O coordenador geral da gestão anterior do COMUDE, Washington de Paula Rodrigues, juntamente com a sua segunda secretária, Ariani Queiroz Sá, explicam os avanços obtidos no período de 2015 a 2017. “Realizamos, em novembro de 2015, uma audiência pública onde pudemos conhecer as realizações de cada secretaria que compõe este conselho. Em fevereiro de 2016, realizamos a reunião do Núcleo Regional VIII, nas dependências da OAB, onde foi discutido ações a nível regional sobre acessibilidade e foi firmado um documento, solicitando ao Conselho Estadual uma nota de repúdio referente a cadeira de transbordo, uma forma indigna de embarque do cadeirante em ônibus rodoviário. Este documento gerou a abertura para reavaliação da normativa que regulamenta os mecanismos de embarque da PCD em ônibus rodoviários. Realizamos também as Semanas de Prevenção de 2016 e 2017. E, em outubro de 2016, este conselho participou do processo eleitoral para representação a nível estadual e regional. Enfim, deixamos muitos caminhos abertos para que a nova gestão realize os ideais planejados e sonhados por esta gestão que se findou”.

Já o coordenador geral da nova gestão, Carlos Eduardo de Oliveira, comenta sobre as suas expectativas e planos para este novo ciclo que se inicia no COMUDE. “Minhas expectativas quanto aos novos membros da composição do conselho são as melhores possíveis. Acredito que essa gestão vai deixar sua marca na luta, por fazer valer as leis dos direitos da pessoa com deficiência. O que buscamos não é privilégio, e sim igualdade! Meu projeto inicial é o acompanhamento de perto das ações e propostas colocadas pelos gestores do poder legislativo e executivo municipal, ao que diz respeito às ações pertinentes à pessoa com deficiência no nosso município”, finaliza.

* Créditos das fotografias: divulgação (primeira imagem) e Ana Raquel Périco Mangili (demais fotos).

Matéria por Ana Raquel Périco Mangili.

Guia
Tech 4 Health
Vantagens
Contatos
Telefones:

(14) 3226-3388 (14) 3202-6091 (14) 3202-6092


Email:

Adap © 2017 - Todos os direitos reservados