Conheça o Portal SisTHA – Sistema de Treinamento das Habilidades Auditivas

Para se obter um melhor aproveitamento do uso de aparelhos auditivos ou Implantes Cocleares, é fundamental que os usuários destas tecnologias invistam em terapias auditivas que estimulem as habilidades e as estratégias de comunicação para compensar os impactos que a deficiência auditiva pode ocasionar na vida destas pessoas.

Pensando nisto, a fonoaudióloga Dra. Simone Virginia Vitti baseou sua tese de doutorado na criação de um site gratuito de treinamento das habilidades auditivas de adultos e idosos. “Após 18 anos trabalhando com reabilitação auditiva, percebi que cada vez mais eu recebia no meu consultório adultos e idosos com queixas auditivas sobre a dificuldade de compreender sons ambientais e da fala, mesmo com o uso do aparelho de amplificação sonora individual, como também com o Implante Coclear. Como estratégia de terapia, na época, não havia muitos recursos terapêuticos para essa população de adultos e idosos e os softwares que tinham no mercado era muito infantilizado para usá-los em terapia”, conta a profissional.

Sob a orientação do Prof. Dr. Ivan Torres Pisa, livre docente afiliado à UNIFESP, e coorientação do Prof. Dr. Daniel Sigulem, professor titular, orientador no mesmo programa, e da Profa. Dra. Wanderléia Quinhoneiro Blasca, livre docente,da FOB-USP, o Portal SisTHA foi desenvolvido pela fonoaudióloga Vitti no Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP/ em parceria com a Divisão da Saúde Auditiva (DAS) do Hospital de Pesquisa de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP/Bauru-SP, com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da CNPq Universal.

O SisTHA teve o seu acesso liberado ao público em março de 2016, e apresenta duas partes: a primeira contém informações sobre a saúde auditiva, fisiologia do sistema auditivo, perda auditiva, aparelho auditivo e estratégias de comunicação; e a segunda parte é o treinamento das habilidades auditivas para auxiliar o indivíduo a reaprender a ouvir com os dispositivos auxiliares da audição (AASI, IC ou próteses de condução óssea). As atividades do treinamento auditivo foram desenvolvidas a partir de uma base de áudios, imagens e textos realísticos adequados ao perfil dos usuários. “Embora o SisTHA seja voltado para a população de adultos e idosos, ele também pode ser utilizado por adolescentes e crianças alfabetizadas e com deficiência auditiva. O SisTHA pode ser acessado gratuitamente pelos usuários em seu próprio domicilio, por computador, tablet ou celular. Como também pode ser usado como auxilio em terapias de reabilitação auditiva em consultórios fonoaudiológicos”, explica a fonoaudióloga Vitti.

A recomendação para o treinamento auditivo feito através da plataforma SisTHA é de que cada usuário dedique, pelo menos, meia hora do seu dia para realizar os exercícios, que são divididos em níveis e módulos a serem avançados gradativamente conforme a execução do treinamento. “Os resultados obtidos no doutorado, com o uso do SisTHA, concluíram que os sujeitos que realizaram o treinamento auditivo apresentaram melhora das habilidades auditivas treinadas, diminuição significativa da restrição de participação nos aspectos sociais e emocionais ocasionados pela perda auditiva e adesão ao uso do aparelho auditivo”, ressalta a fonoaudióloga.

E a evolução do projeto não para por aí! Em fevereiro de 2018, está prevista a inauguração de uma nova fase para o SisTHA. “O aluno de mestrado Leonardo Braun, da UNIFESP, está desenvolvendo um estudo com o título “Avaliação de um Modelo Adaptativo no Sistema de Treinamento das Habilidades Auditivas (SisTHA)”, no qual o objetivo é reestruturar o SisTHA, possibilitando uma adequação deste modelo de treinamento auditivo, incentivando o usuário no treinamento das suas habilidades necessárias, desejadas ou em função do seu desempenho ao longo do treinamento. O treinamento será personalizado, construído com base no perfil do usuário, nas suas queixas auditivas iniciais e no seu desempenho ao longo do treinamento. E, também, o profissional fonoaudiólogo terá acesso aos relatórios do treinamento dos seus pacientes que utilizarem o SisTHA”, conclui Simone Vitti.

Conheça o site SisTHA clicando no seguinte link: http://treinoauditivo.com.br/

 

* Crédito das fotografias: arquivo pessoal da entrevistada.

Matéria por Ana Raquel Périco Mangili.

Guia
Tech 4 Health
Vantagens
Contatos
Telefones:

(14) 3226-3388 (14) 3202-6091 (14) 3202-6092


Email:

Adap © 2017 - Todos os direitos reservados