ADAP participa da quinta reunião da nova gestão do COMUDE Bauru

No dia 07 de março, nas dependências da SORRI-Bauru, o Coordenador Geral do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Bauru abriu a quinta reunião da nova gestão às 14h32min, falando sobre o discurso que fez na sessão ordinária da Câmara Municipal de Bauru, no dia 05/03/2018, a respeito das escolas estaduais no município não aceitarem a matricula de alunos com deficiência e, na negativa do Estado, os pais procuram o judiciário e o mesmo concede liminar obrigando o município a aceitar os alunos, o que vem sobrecarregando o sistema de ensino municipal e também não está proporcionando a verdadeira inclusão da pessoa com deficiência, somente a inserção.

O Coordenador Geral também comentou sobre a reunião em que participou com a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Bauru e todos os respectivos responsáveis pela Educação do Município e do Estado no dia 07/03/2018, tratando do mesmo tema do discurso do dia 05/03. Em seguida, a convidada Ariani relatou os dados que encontrou durante uma pesquisa que fez sobre a história deste conselho em Bauru. O COMUDE surgiu em 1997, inicialmente como “conselho da pessoa idosa e dos deficientes”, e a lei de criação teve revisões em 2004, 2008 e 2017. Ariani enfatizou também a importância do lema “Nada sobre nós sem nós”.

Após, a conselheira e assistente social da SORRI, Andressa, apresentou a entidade, sua história e suas divisões de atuação na sociedade, citando os trabalhos realizados, que incluem a capacitação de profissionais da saúde, mencionando o AME BAURU e também o centro de reabilitação profissional, que tem a função de capacitar e encaminhar pessoas com deficiência ao mercado de trabalho.

Logo em seguida, tomou a palavra o Coordenador Geral, solicitando um consenso sobre a alteração nos dias da semana em que ocorrerão as reuniões ordinárias, a pedido da conselheira Liara. Após um breve debate entre os conselheiros, ficou estabelecida a próxima reunião extraordinária para o dia 23/03, e as ordinárias possivelmente também às sextas-feiras.

Na continuidade da reunião, ainda com a palavra o Coordenador Geral falou a respeito da necessidade de fazer uma vistoria em um ponto de ônibus localizado próximo ao DAE Bauru, que vem prejudicando o embarque de usuários cadeirantes, ao se arriscarem em ficar na rua, pois os ônibus param distante do ponto, devido a árvores na calçada. Então, o representante da EMDURB presente nesta reunião se prontificou á realizar tal vistoria, desde que fosse agendada previamente para que possam equilibrar suas agendas, ficando o Coordenador Geral de enviar um e-mail identificando tais locais para realização da vistoria.

Dando sequência à reunião, a palavra foi passada ao Diretor de Trânsito da EMDURB, logo após ao Tenente responsável pelo Trânsito da Polícia Militar e, na sequência, para o Chefe de Departamento do Grupo de Orientação do Trânsito de Bauru (GOT), que esclareceram diversas dúvidas a respeito da concessão, da fiscalização e da manutenção de vagas de estacionamentos reservadas para pessoas com deficiência e idosos em estacionamentos  públicos e privados de uso coletivo, e já se colocaram à disposição para fazer, em parceria com o COMUDE, fiscalizações nesses locais. Um dos policiais argumentou que, na iminência de ilegalidade, referindo-se ao estacionamento, privado ou público, quando o veiculo não estiver de acordo com a lei, deverá a pessoa que se sentir ultrajada nos seus direitos acionar a Polícia Militar, que tem competência para autuar e solicitar o guincho. Esta solicitação deverá ser feita através do COPOM, que tem profissionais orientados a atender as pessoas com deficiência com prioridade, dentro das suas possibilidades.

Nada mais havendo a tratar, o Coordenador Geral declarou encerrada a reunião às 16h42min e a ADAP seguirá acompanhando os debates bauruenses referentes aos direitos da pessoa com deficiência.

 

Por Ana Raquel Périco Mangili.

Fotos: divulgação.

Guia
Tech 4 Health
Vantagens

Faça sua doação

Contatos
Telefones:

(14) 3226-3388 (14) 3202-6091 (14) 3202-6092


Email:

Adap © 2018 - Todos os direitos reservados