Palestra sobre função do cuidador no ambiente escolar ocorre na ADAP

Nesta última quarta-feira, dia 26 de setembro, das 14h às 15:30h, ocorreu na ADAP a palestra “Qual é a função do cuidador no ambiente escolar?”, ministrada em parceria com a InteirAção, através do presidente Nelson Pizzo, da pedagoga Carla Helena Souza e da jornalista Luciana Gomes.

O evento faz parte do Ciclo de Palestras ADAP, visando promover debates e a disseminação de informações a respeito da deficiência auditiva, direitos, políticas sociais e benefícios para os associados, amigos, sociedade civil e profissionais de Bauru e região. Regularmente, a ADAP convidará profissionais que trabalhem na área para ministrarem voluntariamente palestras sobre os mais variados assuntos relativos ao universo da pessoa com deficiência.

O evento começou com a diretora e assistente social, Andressa Monteiro,  apresentando o trabalho da ADAP através de um vídeo institucional, e então passou a palavra a Nelson Pizzo, empreendedor e presidente da InteirAção. Esta organização é uma entidade civil de utilidade pública em Bauru que, desde 2011, possibilita a aproximação entre o aluno com deficiência, cuidadores, profissionais multidisciplinares e empresas prestadoras de serviço de apoio e auxílio ao aluno com deficiência.

Nelson comentou a respeito da dificuldade das escolas em receber estudantes com deficiência, seja por falta de conhecimento da causa ou pela ausência de infraestrutura adequada à inclusão escolar. Apesar de, no Brasil, haver uma lei que criminaliza a recusa de matrículas de estudantes com deficiência (Lei nº. 7.853), infelizmente ainda há muito pelo o que se lutar para garantir a inclusão de tais alunos. E, um dos recursos de acessibilidade escolar muito importantes, principalmente para casos de deficiência mais severos, é o serviço do cuidador escolar.

O presidente da InteirAção enfatizou a necessidade de se desmitificar a palavra “cuidador”, deixando de lado estereótipos e preconceitos e enxergando a real função deste tipo de profissional, que é “proporcionar autonomia e situações de socialização, desafios e descobertas para o aluno assistido”, segundo Nelson. Ele ainda destacou que, desde 2016, está em vigor uma atualização da Lei nº. 9.394, que torna obrigatória a oferta gratuita de cuidadores para alunos com deficiência em horário escolar, se necessário.

Segundo a experiência da InteirAção, que promove cursos para capacitação de cuidadores, o profissional que deseja atuar nesta área deve ter alguns pré-requisitos, como ser uma pessoa paciente, atenciosa e dedicada, que saiba se adaptar às especificidades de cada indivíduo com deficiência. Nelson observou que, geralmente, há uma prevalência de mulheres e mães nesta área profissional, pelas próprias características ressaltadas acima. Ele também comentou que as atividades de um cuidador não são meramente físicas, podendo atuar no auxílio comunicacional a alunos com deficiência auditiva e de fala, inclusive.

Nelson, então, passou a palavra à pedagoga Carla Helena Souza, que falou um pouco sobre suas experiências pessoais e profissionais no atendimento a estudantes com deficiência. Ela enfatizou que o desenvolvimento escolar do aluno depende em cada caso. “Cada criança é uma criança e, para nós, um simples ato de pegar no lápis é muito gratificante”, disse a profissional. Carla Helena mostrou, em seguida, alguns vídeos com depoimentos de alunos, cuidadores e familiares atendidos pelos serviços da InteirAção.

Depois, a jornalista Luciana Gomes apresentou os canais de comunicação da entidade – a página no Facebook e o jornalzinho informativo InteirAção, que possui distribuição gratuita a cuidadores, escolas, prefeituras e secretarias de educação em diversas cidades.

Por último, o presidente Nelson agradeceu a oportunidade da palestra e falou da importância de se buscar sempre informações sobre o tema. A palestra foi, enfim, encerrada com um espaço para comentários e perguntas do público. Depois, os presentes na ocasião foram convidados para o Coffe Break e receberam os seus certificados. A ADAP agradece pela participação de todos neste evento.

 

Matéria e fotografias por Ana Raquel Périco Mangili.
Contatos da InteirAção: Facebook, e-mail e telefones [(14)3012-9161; 4007-2810]

Guia
Tech 4 Health
Vantagens

Faça sua doação

Contatos
Telefones:

(14) 3226-3388 (14) 3202-6091 (14) 3202-6092


Email:

Adap © 2018 - Todos os direitos reservados