No dia 09 de novembro, nas dependências da Casa dos Conselhos, o Coordenador Geral do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE), Arlindo Estevão Rodrigues, abriu a reunião em segunda chamada às 14h30min, comunicando a sua renúncia do cargo a partir do próximo mês por motivos profissionais de incompatibilidade de horários.
Em seguida, passou a palavra à convidada Ariani, que fez a leitura da ata da reunião anterior, sendo a mesma aprovada pelo pleno. Depois, seguindo a ordem da pauta, a respeito da criação de grupo para fiscalização de escolas (conhecimento de logística), ficou acertado que serão enviados ofícios para as Secretarias da Educação Municipal e Estadual, solicitando informações sobre os alunos com deficiência. A conselheira Susana ficou encarregada de enviar as minutas com os formatos dos ofícios.
Após esta deliberação, o assunto abordado foi o das fiscalizações de rampas e estacionamentos, ficando decidido (por solicitação da conselheira Daniele) que o COMUDE fará um documento escrito, evidenciando a funcionalidade das rampas, não sendo este um atestado técnico, mas sim de funcionalidade.
Depois, Marcos Gomide, coordenador do Conselho da Transparência de Bauru e também coordenador da comissão da Casa dos Conselhos, apareceu nesta reunião e pediu brevemente a palavra para convidar os representantes do COMUDE para estarem presentes na reunião da comissão da Casa dos Conselhos, que ocorreria no mesmo dia e local, às 18h30min, para tratar sobre a apresentação do regimento de funcionamento da referida Casa.
Logo após, a conselheira Susana comentou sobre o futuro evento da Virada Inclusiva, que ocorrerá nos dias 01, 02 e 03 de dezembro, convidando todos os presentes a participarem da ocasião e pedindo que aguardem por mais detalhes sobre a programação do evento, que será enviada por e-mail. O Coordenador Geral, então, propôs em debate a pauta das alterações no Regimento Interno do COMUDE, e a conselheira Susana se dispôs a fazer a atualização do documento.
Por último, a respeito da pauta da saúde pública auditiva de Bauru, o conselheiro Dr. Carlotto ficou responsável por fazer um levantamento de dados atualizados para trazer ao conhecimento de todos na próxima reunião. O Coordenador Geral anunciou, então, que provavelmente a reunião de dezembro do COMUDE será adiantada para o dia 04 ou 05 do referido mês.
Nada mais havendo a tratar, o Coordenador Geral declarou encerrada a reunião às 15h50min e a ADAP seguirá acompanhando os debates bauruenses referentes aos direitos da pessoa com deficiência.
Matéria por Ana Raquel Périco Mangili.
Foto: divulgação.
Adap © 2021 - Todos os direitos reservados