Entrevista com Leo - Divulgando o Implante Coclear através da Fotografia

Neste começo de ano, a ADAP entrevistou o implantado Leonardo Negromonte da Costa, morador de Mogi das Cruzes, usuário da LIBRAS, estudante de Publicidade e Propaganda e criador das páginas no Facebook “Fotografia Implante Coclear” e “Fala Leo”, onde faz um interessante trabalho artístico de divulgação do IC através de fotografias e vídeos informativos. Acompanhe a seguir nosso bate-papo com Leo e saiba mais sobre sua história e seus projetos!

-----

ADAP: Leo, para o começo da entrevista, você poderia nos contar um pouco de sua história e de sua relação com o Implante Coclear?

Leo: Eu nasci surdo. Meus pais são primos e talvez esse seja o motivo da minha surdez. Eu usava aparelho auditivo para perda profunda desde antes dos dois anos de idade. Meus pais conheceram o Implante Coclear, mas eu não tinha indicação para a cirurgia. Depois de “abater vários leões por dia” e de “tirar muitas pedras do meu caminho”, finalmente, aos 17 anos, fui implantado pelo Dr. Arthur. Ele foi uma pessoa que surgiu em nossas vidas após participarmos de encontros de grupos de implantados. Vimos o Implante Coclear como uma alternativa para a minha perda auditiva. Por tudo que o Dr. Arthur fez, aprendemos a admirá-lo profundamente como indivíduo e profissional.

Eu sempre frequentei escolas comuns. Agora estou fazendo faculdade (curso de Publicidade e Propaganda) e os meus amigos me ajudam bastante quando preciso. Gosto de me comunicar, organizar eventos de IC, viajar, tirar fotos, desenhar, fazer novas amizades e me divertir com os(as) amigos(as). Eu tenho dificuldade para escrever em português, mas isso é normal e estou sempre correndo atrás para melhorar. (Leo tem como primeira língua a LIBRAS).

Foi no dia 16 de outubro de 2013 que fiz a cirurgia do Implante Coclear. Escolhi fazer os dois lados no mesmo dia. A ativação do implante foi em 28 de novembro de 2013, um mês depois da cirurgia, e nesse dia ouvi o primeiro som do mundo! A cirurgia foi um sucesso e minhas cócleas estavam em bom estado. Ganhei um sistema FM em Campinas e pude escutar os melhores sons! Posso usar o sistema FM com os professores para ouvir o que eles estão falando na aula, escutar música, entre outras situações. É muito divertido! Estou apaixonado pelo meu Implante Coclear! Depois da ativação do meu IC, eu comecei a tirar fotos minhas com ele. O meu maior sonho é fazer sucesso, viver grandes experiências e viajar para outros países para conhecer mais, fazer novas amizades com outros surdos, usuários da LIBRAS e implantados.

ADAP: E como surgiu o projeto das suas páginas no Facebook “Fotografia Implante Coclear” e “Fala Leo”?

Leo: Na época, meu grupo de amigos da escola comentaram que eu era um bom fotógrafo e que tenho uma boa comunicação. Pensei então, em juntar essas habilidades e, no dia 23 de setembro de 2014, criei o projeto “Fotografia Implante Coclear” (FOTOIC), com o intuito de divulgar informações sobre o IC. Infelizmente, as pessoas ouvintes e surdos não têm muito conhecimento sobre o Implante. Para expandir a divulgação, eu posto as fotos no Instagram, no Facebook e no Twitter do projeto. Tenho também outra página no Facebook, que se chama “Fala Leo”, para me comunicar com as pessoas e divulgar o conhecimento sobre IC para toda a rede social.

Na primeira vez em que eu criei o slogan do “FOTOIC”, usei as frases “O som é totalmente diferente! Eu me emociono!”, pois só quem ativou o Implante Coclear pela primeira vez e ouviu um som muito diferente fica emocionadíssimo por ouvir!

Nas fotos da página “Fotografia Implante Coclear” eu sempre coloco nos implantes uns “brilhantes”, porque é espetacular a sensação dos surdos que voltam a ouvir. Eles amam ouvir músicas, mergulhar no mar e escutar cada vez melhor, pois são novas experiências de vida. Tudo valeu a pena! Lembrando que eu apoio tanto os usuários da LIBRAS quanto os do AASI e do IC. Essa é a diversidade da surdez!

Eu faço organização de eventos de encontros de usuários de Implante Coclear, BAHA, AASI, LIBRAS e familiares há três anos, para fazer amizades, se divertir, bater papo, se conhecer e tirar dúvidas sobre os aparelhos, promovendo a diversidade da surdez. Eu também discuto sobre assuntos como bullying, preconceito, depressão e outros diversos. Tenho vontade de fazer palestras para divulgar o conhecimento do Implante Coclear e contar a minha história de vida e de experiência, assim como faço na página “Fala Leo”.

ADAP: Você pode contar para a gente a história por trás de alguma fotografia da sua página que você mais goste?

Leo: Em janeiro de 2018, eu consegui viajar para outro país pela primeira vez. Fui para Orlando (EUA) e para o Canadá. Em Orlando, passei três dias nos Parques da Disney, é tudo muito diferente, é incrível demais! Quando eu estava no hotel, em Orlando, vi uma moça americana que usava Implante Coclear e isso me chamou atenção. Ela falava em inglês e logo me mostrou o Implante dela, fiquei chocado e falei: “Wow! Congratulations!” (em português: Uau! Parabéns!). Ela me agradeceu e ficou muito feliz naquele momento.

Depois, no Canadá, fiquei quase 30 dias, com meus pais e meu tio que mora lá, conhecendo outras cidades, como Quebec, Niágara e Montreal. Quando eu estava em Montreal, a temperatura estava -20°C e caía muita neve. Era meu sonho ver a neve, e ela é espetacular! Então, peguei meus Implantes Cocleares, coloquei-os na minha mão e tirei a foto para deixar de lembrança e mostrar para todos os brasileiros que querem ver a neve. Escutei o barulho quando a neve estava caindo no meus ICs, fazia assim: “chump, chump, cháp, cháp”! Eu tenho tanta coisa para contar na minha história. O mundo é incrível!

Conheça o trabalho de Leo em:
Fotografia Implante Coclear

Facebook: https://www.facebook.com/FotografiaImplanteCoclear
Instagram: @fotografia_implantecoclear
Twitter: @fotografia_ic

Fala Leo
Facebook: https://www.facebook.com/falaleoic/
Instagram Leo: @leo_negromonte
Youtube: https://www.youtube.com/user/LeoNegromonte/
Twitter: @leo_negromonte

 

Entrevista feita por Ana Raquel Périco Mangili.
Créditos das fotografias: arquivo pessoal de Leo Negromonte.

Guia
Tech 4 Health
Vantagens

Faça sua doação

Contatos
Telefones:

(14) 3226-3388 (14) 3202-6091 (14) 3202-6092


Email:

Adap © 2019 - Todos os direitos reservados