ADAP participa de Primeiro Encontro de Implantados de Araçatuba/SP

Neste último sábado, dia 16 de março de 2019, das 16h às 20h, ocorreu o Primeiro Encontro de Implantados de Araçatuba/SP, organizado por Marcia Angelo Ferraz Lazarini em um espaço para eventos em sua residência, com o apoio de Fabi Vidal (de Bauru/SP) e de Edson Martins de Oliveira (do Rio de Janeiro/RJ).

Também marcaram presença na ocasião representantes da ADAP, das empresas Advanced Bionics e MED-EL, e profissionais como a publicitária e escritora Lak Lobato, a fonoaudióloga Profª. Drª. Andrea Cintra Lopes (USP de Bauru), do advogado Dr. Jaime José da Silva e do médico Dr. Sinval Malheiros.

Marcia conta um pouco sobre as motivações que a levaram a organizar tal evento em sua cidade. “Meu filho é deficiente auditivo, então eu tive muitas dificuldades no início, por não saber nada sobre Implante Coclear, sobre nossos direitos, tanto pelo SUS e pelo convênio. Então, superada essas questões, resolvi dividir essas informações com as mães de DA e os próprios DA, fazendo um evento em que tivessem advogados, médicos, fonos, as empresas e entidades sobre IC para sanar as dúvidas dos presentes na ocasião”, diz.

A tarde teve atividades tanto para os pais quanto para as crianças, além de sorteios de brindes. “A Profª. Drª. Andrea Cintra Lopes fez a abertura do evento, destacando a atuação do Dr. Orozimbo Costa e de sua esposa Drª. Maria Cecília Bevilacqua para a introdução do IC no Brasil, ressaltando também a importância das terapias de oralização pós IC. Depois, tivemos depoimentos de crianças implantadas, que foram importantíssimos, pois haviam mães com bebês surdos, então, nós queríamos mostrar que é possível falar normalmente com o IC. Seguimos a programação com o advogado Dr. Jaime José da Silva, que falou sobre os direitos relativos ao SUS e aos convênios, se colocando à disposição gratuitamente para futuras ações, se necessário. Com o apoio da Audivita, trouxemos a Lak Lobato, que contou sobre sua história, sobre como ficou surda e o prazer de ouvir novamente. Enquanto isso, as crianças brincavam na piscina com suas capinhas de proteção dos IC, com a clara intenção de mostrar que é possível um implantado ter uma vida normal”, detalha Marcia.

Luana Trajano Rapozo Chaves e Karlla Trajano Rapozo Quirino, respectivamente mãe e tia do implantado Breno, compareceram ao evento e elogiam a organização e a presença dos profissionais para o esclarecimento de dúvidas relativas ao IC. “Foi simplesmente maravilhoso! Lá reuniram pessoas com a mesma dificuldade, com as mesmas dúvidas, para trocarem experiências. Teve diversidade de profissionais, carinho de todos, compartilhamento de emoções. Esse processo de tentar fazer meu sobrinho escutar e falar mexe com toda minha família, e o encontro reforçou algumas coisas e nos deu a chance de tirarmos todas as nossas dúvidas”, relata Karlla.

Rogéria Aparecida Barbosa Guerreiro, que foi ao evento com a sua filha implantada Alicia, comenta sobre a importância de ocasiões assim para as crianças usuárias de IC. “Foi muito bom, deveria ter esses encontros com mais frequência, até para os pequenos interagirem mais com outras crianças iguais a eles. Teve piscina, piscina de bolinha, monitores com brincadeiras e esculturas em balões. Foi uma surpresa muito grande conhecer a Lak Lobato pessoalmente, sou fã dela”, conta.

Lucimara Francisca da Silva Oliveira também participou da ocasião com seu filho implantado Caio, que foi ganhador de alguns brindes do sorteio realizado ao final do evento. “Ele ganhou um boneco e pilhas recarregáveis, ficamos hiper felizes! Foi muito bom ele interagir com outros implantados, pois ele ainda não tinha tido essa oportunidade. Lá todo mundo entendia todo mundo e não tinha olhares preconceituosos”, afirma a mãe.

 

* Veja mais fotos do evento no álbum da página da ADAP no Facebook.

 

Por Ana Raquel Périco Mangili.

Guia
Tech 4 Health
Vantagens

Faça sua doação

Contatos
Telefones:

(14) 3226-3388 (14) 3202-6091 (14) 3202-6092


Email:

Adap © 2019 - Todos os direitos reservados