A Associação dos Deficientes Auditivos, Pais, Amigos e Usuários de Implante Coclear (ADAP) é uma Organização Não Governamental que foi fundada em 1998, na cidade de Bauru/SP, para suprir as deficiências do governo em custear a manutenção do Implante Coclear, uma vez que o SUS beneficia a pessoa com deficiência auditiva custeando a cirurgia, a prótese e equipamento externo (processador, microfone, cabo e antena), não prevendo desgastes, quebras e atualizações da tecnologia. A ADAP tornou-se referência nacional na assistência de seus associados no trato de manutenção dos acessórios que compõe o Implante Coclear externo, fazendo o trâmite entre associados, empresas fornecedores das soluções e Centros de Implante.
Temos parceria com as três marcas de Implante Coclear mais utilizadas no país, o que possibilita que nossos associados comprem acessórios e peças com descontos e opções de parcelamento. Esse é o papel do nosso Departamento de Acessórios: o associado faz seu pedido com a gente, encomendamos o produto com a empresa e o repassamos ao usuário com uma porcentagem de desconto e com opções de parcelamento a prazo.
Nosso Departamento de Serviço Social, por sua vez, auxilia na mediação das relações entre as empresas de IC e os associados, fornece orientações sobre a garantia e a manutenção dos aparelhos e também dos direitos da pessoa com deficiência auditiva no acesso a esses benefícios.
Já o Departamento Jurídico da ADAP oferece consultoria legal acerca de questões sobre os direitos públicos dos usuários de IC, principalmente nas áreas de saúde, reabilitação e educação inclusiva. O Departamento Fonoaudiológico disponibiliza assistência e orientações sobre uso, limpeza e cuidados com o aparelho de Implante Coclear.
Nosso Departamento Financeiro cuida da administração e cobrança das mensalidades e demais pagamentos recebidos pela entidade, enquanto que o Departamento de Assessoria e Comunicação trabalha para manter a comunidade brasileira de pessoas com deficiência auditiva sempre informada das novidades da área, com notícias e reportagens produzidas em nosso website www.adap.org.br, além de manter ativa nossa conta no Facebook.
Todos os benefícios descritos acima (com exceção dos conteúdos divulgados em nosso website e Facebook, que são abertos a todos) estão disponíveis aos nossos associados após o pagamento de uma anuidade no valor de R$ 200,00 que pode ser parcelada em até quatro vezes. Esse valor dá acesso aos nossos serviços durante um ano inteiro, e também permite manter os gastos da associação com a manutenção da sede física e do nosso quadro de funcionários.
Adicionalmente, o associado também pode contratar nosso serviço de Garantia de Manutenção do Implante Coclear. Esse serviço é destinado ao conserto ou reposição de peças de IC que estejam fora do período de garantia dos fabricantes. O usuário paga mensalmente uma parcela fixa do valor e a associação se responsabiliza pela cobertura do conserto de um processador de fala, um controlador/compartimento, ou uma antena do aparelho. Funciona assim: após a assinatura do Termo de Garantia (e findada a carência para uso do serviço: 12 meses para pagamento parcelado ou 10 meses para pagamento à vista) o usuário envia por SEDEX o seu dispositivo de IC que apresenta falhas no funcionamento para a ADAP, que avalia o aparelho e o envia para a empresa da respectiva marca. Após o conserto, o IC é enviado de volta para o associado, e a ADAP custeia o valor restante da manutenção (até R$4.000) diretamente com a empresa. Durante o período da manutenção, a associação poderá fornecer um empréstimo de aparelho backup (mediante disponibilidade de marca e modelo em estoque) para que o usuário não fique muito tempo sem ouvir.
Em contrapartida ao usufruto de todos esses benefícios, o associado deve ter a consciência de que a sua participação nas atividades da ADAP é fundamental para o bom funcionamento da entidade. Manter a anuidade e demais débitos em dia, acompanhar e participar das reuniões e assembleias relativas aos assuntos da ADAP, utilizar os canais de comunicação adequados (telefones e e-mails dos respectivos departamentos) e zelar pela integridade dos aparelhos backups emprestados são as principais atitudes que precisamos para garantir um bom atendimento e o futuro da associação. Contamos com vocês, porque a ADAP não é uma propriedade individual, e sim coletiva, de todos nós.
Por Equipe ADAP.
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